O FUNDADOR

Carlos Gracie Jr. nasceu no dia 17 de janeiro de 1956, e cresceu sob forte influência de sua família de lutadores. Em sincronia com a filosofia de vida e os ensinamentos de seu pai, Carlos Gracie Sr, Carlinhos – como é chamado pelos amigos e parentes – observava e aprendia com as figuras mais influentes da família em todos os tempos: Carlos, Helio e o herdeiro Rolls.

Os anos mais significativos de sua infância e adolescência foram vividos nas montanhas do Rio de Janeiro, na lendária casa de Teresópolis – um rancho com dezenas de quartos onde os filhos de Carlos e Helio viveram e treinaram juntos por anos e anos.

Foi lá que Carlos Gracie Jr. aprendeu a viver numa comunidade onde todos precisavam conviver, dividir as coisas e aprender uns com os outros, uma dinâmica de vida que tornou-se um ideal para ele. Em muitas formas, Mestre Carlos parece replicar essa ideia de comunidade em larga escala hoje em dia. Aquele ambiente e a filosofia vinda dali forjou sua personalidade e, para muitos, foi um dos ingredientes que o levou a ter tamanho sucesso em tantos campos profissionais.

 

De apenas uma para mais de 600 escolas

     Em 1986, Carlos Gracie Jr. fundou a primeira escola Gracie Barra, na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro. Daquela locação ele criou a maior e mais expansiva organização de Jiu-Jitsu brasileiro que existe, com escritórios nos EUA, Austrália e Europa. A GB hoje conta com mais de 300 escolas espalhadas pelo globo terrestre, e isso é só o início.

     Em 2005, foi fundado o quartel-general da GB nos EUA, em Irvine, Califórnia. Mestre Carlos promoveu uma estrutura capaz de espalhar o Jiu-Jitsu da Gracie Barra sem negligenciar a qualidade de ensino e o desenvolvimento dos alunos, instrutores e professores. O objetivo maior das escolas é ajudar suas comunidades ao oferecer o Jiu-Jitsu para todos. Sua meta hoje é estabelecer uma escola de Jiu-Jitsu em todas as cidades do planeta.

     A reputação da GB só faz crescer, e Mestre Carlos tem criado oportunidades para centenas de professores e instrutores espalhados pelo mundo. Em 2006, fundou a GB Wear, para suprir a necessidade de oferecer para os alunos um uniforme padrão para os treinos e torneios.

     Hoje, a GB Wear – que começou produzindo 50 camisetas e distribuindo em sacos plásticos – tem cinco escritórios espalhados por toda a América, Europa e Oceania, que trabalham com afinco para produzir material de qualidade e dar o apoio necessário a escolas, professores, alunos e entidades ligadas à GB e ao Jiu-Jitsu.

 

GBCOMPNET: A competição pela visão GB

 

     Como o pai havia feito ao criar os vale-tudos em 1920, hoje o popular MMA, Carlos Gracie Jr. decidiu organizar o Jiu-Jitsu de competição para promover eventos e dar oportunidades para os lutadores compararem seus estilos, medirem sua técnica e ganharem fama. O esporte ganharia com isso.

     Em 2008, a escola Gracie Barra América decidiu organizar um pequeno campeonato chamado COMPNET, só para crianças. Foi um sucesso, com os pais dos pequenos lotando a escola.

     A partir dali, a Gracie Barra Competition Network cresceu, e tornou-se uma forma positiva, organizada e vital de incutir nos jovens praticantes aspectos como a camaradagem, a integridade e o espírito esportivo. O GBCompNet é hoje o berço dos grandes craques da escola, com torneios na Califórnia, Texas, Austrália e Paraguai.

     

Os desafios do Mestre Carlos para além da Gracie Barra

     Além de seu papel na Gracie Barra, Mestre Carlos é o fundador e presidente da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), a organização máxima do Jiu-Jitsu no mundo. Nos anos 1990, ele enxergou a necessidade de cobrir e registrar os feitos dos campeões do esporte, e para isso criou a GRACIE Magazine, hoje a mais destacada e tradicional mídia do Jiu-Jitsu.

     Mesmo com uma rotina atarefada, Carlinhos não deixa de treinar Jiu-Jitsu diariamente, alternando atividades como natação, a subida na notória Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, caminhadas semanais nas dunas de Florianópolis ou nas praias de Laguna Niguel, dependendo de onde ele estiver. Mestre Carlos é adepto de um regime nutricional baseado na dieta Gracie, estudada por seu pai, e dirige suas energias para levar, hoje, o “Jiu-Jitsu para todos!”.

  • GB Vale
  • Luiz Flores I Jiu-Jitsu
  • GB Tijucas
  • GB Tijucas
  • Podcast ILuiz Flores I Jiu-Jitsu
  • Luiz Flores I Blog de Jiu-Jitsu

© 2013/2019 - Gracie Barra Vale - SC - Jiu-Jitsu para TODOS. 

Luiz Ricardo Flores Jiu-Jitsu - CNPJ 18849071000129 - Rua Antônio Bayer, 721, Centro, Tijucas, SC.